Glossário

 

 

                                                       2011

                                                       Autor: Prof. Rafael Sanzio dos Anjos

                                                       Editora: Mapas Editora & Consultoria

                                                       Dimensões: 20 x 27 cm

                                                       Páginas: 53

                                                       Textos: Português

                                                       Cód.CIGA: 16.000

 

 

 

 

 

 

 

Este trabalho faz parte do projeto Diálogos Acadêmicos desenvolvido na Universidade de Brasília que visa levar atividades extracurriculares para alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal. O nosso projeto é voltado para os alunos atendidos pelo Projeto Veredas, sendo estes alunos assistidos pelo Telecurso, numa parceria da Secretaria de Educação do DF com a Fundação Roberto Marinho. Nestas turmas de aceleração com duração de um ano, os alunos assistem às aulas dos conteúdos das disciplinas da 5ª série até a 8ª série do Ensino Fundamental.

 

Entramos neste projeto com o intuito de atender as carências educacionais dos alunos no que tange a disciplina de Geografia, sempre voltando o nosso ensino para as orientações curriculares presentes no documento oficial da SEDF. Nesse sentido, o trabalho desenvolvido dentro do projeto consistiu na construção de um glossário de Geografia, constando com 165 palavras, com respectivos significados e imagens representativas. Este glossário visa atender a necessidade de formar cidadãos inseridos em uma realidade geográfica que contemple o território, a paisagem, o lugar e a cartografia nesta formação.

 

Os termos presentes no glossário foram selecionados levando-se em conta suas relações com o material didático impresso fornecido pelo Telecurso. Portanto, o glossário atende a uma lacuna presente neste material. Cada um dos termos e imagens passaram pelo crivo da equipe de bolsistas, Carol Starling, Daniel Solda e Meline Cabral, além da supervisão do Profº Drº Rafael Sanzio, coordenador do laboratório de cartografia (CIGA) do Departamento de Geografia da UnB.